Bruges

O Centro Histórico de Bruges é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. É uma cidade com um conjunto arquitetônico medieval preservado. Já foi uma metrópole comercial no coração da Europa, além do berço das pinturas flamengas (oriundas de Flandes/Flandres) e onde despontaram artistas que serviram de inspiração para todo o continente, como Jan van Eyck. 


Queria visitar duas cidades em um único dia: Gante e Bruges. Pensei em ir direto a Bruges, que fica a 1h hora de Bruxelas e descer em Gante, que fica a 30 minutos da capital da Bélgica, no retorno. Seria possível se madrugássemos, mas preferimos levantar um pouco mais tarde, tomar café sem pressa, portanto, conhecemos apenas uma delas.
É possível comprar a passagem de trem online (https://www.belgiantrain.be/en) ou na hora. A viagem dura 1 hora. Tem trem saindo a cada 15 minutos. O preço normal de cada trecho é 14,10 euros, mas nos fins de semana a passagem (comprando ida/volta) têm desconto de 50%. Ida e volta sai a 15,20 euros adulto. Menor de 26 anos o valor é 13,50. O trem saía da Gare du Midi, ou seja, da porta do hotel.
Para minha surpresa, assim que cheguei na bilheteria (também podia comprar na máquina), dei bom dia e disse que queria 2 passagens de ida e volta (em francês! rs), Giovana estava do meu lado e ele perguntou, também em francês, que idade ela tinha. Disse que tinha 10 anos. Aí sorriu e falou "ela não paga". Não vi essa informação no site!

Sem fazer conexão entre o local que estava e o idioma da minha roupa, coloquei uma camisa da Animale com a inscrição "Femme Fatale". Na fila da bilheteria um moçambicano começou a falar gracinhas em português. Tem homem que sabe ser insuportável.

O centro da cidade medieval ou Grote Markt, fica a uns 28 minutos andando a partir da estação. Seguimos pelo caminho do Minnewater Park, pois o sol estava de matar, mas tem uma forma mais rápida de ir que leva uns 20 minutos, segundo o google maps


Assim que chegamos na parte medieval da cidade já ficamos boquiabertos: parece cenário de conto de fadas de tão linda! É um dos lugares mais pictóricos que estive. Os canais, as flores, as construções, tudo chamava nossa atenção.


Entramos na Igreja de Nossa Senhora, que tem uma escultura de Michelangelo, a única obra dele fora da Itália, comprada por um mercador flamengo. A peça é intitulada “Madonna and child”, https://visit-bruges.be/see/churches/church-our-lady). Ficou conhecida no filme "Caçadores de obras-primas", com Clooney. A igreja pode ser visitada gratuitamente, mas para ir no espaço onde está a escultura precisa pagar 4 euros adulto e criança é gratuito. O tíquete é comprado num centro de atendimento ao turista, que fica próximo, não vende na igreja. Infelizmente o local estava em obra, então as fotos ficaram péssimas.
 
Entramos numa loja muito interessante, 2be in brugge, e lá está localizada a famosa parede de cervejas "Beerwall", mas também tem salas decoradas com os personagens belgas famosos, além de produtos temáticos para vender. Tem Smurfs, Timtim, René Magritte.
 
 





Em cada momento que avistávamos os canais, corríamos para apreciar e fotografar. A cidade tem muitas lojas de chocolates, mas paramos mesmo para tomar sorvete, na sorveteria "Unicorn house", que tinha um unicórnio desenhado na parede num ambiente bem "pinterest".

 
Finalmente chegamos na Grote Markt, que é a praça central. Na minha opinião consegue ser mais bonita que a de Bruxelas. As construções medievais estão muito bem preservadas. O Centro Histórico de Bruges mantém o padrão original de ruas e locais, canais e espaços abertos. Ainda tem a catedral, o campanário, as igrejas, além de manter as características da arquitetura gótica.

 


Em seguida, encontramos a Basílica do Sangue Sagrado (séc. 12), que é um dos poucos locais do mundo que supostamente tem vestimentas banhadas em sangue ou frascos de sangue preservados da vida e da morte de Jesus Cristo. O sangue é mostrado uma vez na semana por algumas horas. Chegamos justamente no horário. Nessa sala não pode fotografar.






Passamos ainda numa feira de antiguidades que estava montada ao lado de um rio, mas que também tinha alguns artesanatos. 
Por fim, fizemos um passeio de barco que custou 10 euros adulto e 6 criança. Passamos por baixo da Ponte Bonifacius (também conhecida como Lover’s Bridge).

 

Esquecemos de comer e quando não estávamos mais aguentando (já passava das 17h) não tinha mais restaurantes abertos. O comércio fecha completamente, então, voltamos para a estação com o objetivo de pegar o trem de volta.



Bruges é uma cidade dos sonhos, linda, limpa, segura, organizada. É incrível que Bruxelas tenha me dado uma impressão tão negativa, mas saindo da capital você encontra essa pérola. Imperdível!

Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!