Riga (3ª parte)

Depois de visitarmos cada ponto de Old Town, retornamos ao hotel para verificar a exata localização do bairro de Art Nouveau em Riga. A rua com a maior concentração de prédios é Alberta, que tem construções magníficas. Oito prédios foram reconhecidos como monumentos arquitetônicos. 


O primeiro "susto" é constatar que Riga é uma cidade grande! A maioria dos blogs que li antes da viagem só mostrava a Cidade Antiga (Old Town). Assim que saímos começou a chover torrencialmente. Estava com o guarda-chuva, mas não o suficiente para me abrigar. Aguardamos por algum momento no belo prédio da Academia de Artes da Letônia, que fica localizado no "Parque Esplanade".

Academia de Artes da Letônia e a escultura da Vênus de Willendorf
Andamos quase 2 quilômetros até o epicentro da Art Nouveau. 


Art Nouveau (nova arte) foi um estilo internacional de arte que se manifestou também da arquitetura, design e artes decorativas. Ficou popular entre 1890 e 1910 e se inspirava nas formas da natureza, nas linhas curvas das flores e plantas.









No retorno, passamos na frente da maior igreja ortodoxa em Riga, a Riga Nativity of Christ Cathedral, que na era soviética resistiu como planetário e restaurante. Hoje em dia os cultos ocorrem regularmente. Fica no Parque Esplanade e foi construída em 1876.




Posteriormente, caminhamos em direção ao Monumento da Liberdade: "The freedom monument". A escultura de granito mede 42,7 metros e representa o Estado Letão, a unidade nacional, a independência e a liberdade. Foi financiado inteiramente por doação de moradores e construído como memorial para aqueles que morreram pela independência do país. No topo do obelisco tem uma mulher com três estrelas sobre a cabeça, que são províncias históricas da Letônia e a unidade nacional.










Caminhamos pelo Kronvalda Parks, que é organizado, limpo, com pedalinho, ponte com cadeados do amor, esculturas. Pena que o tempo ainda estava chuvoso. 







Como contado no primeiro post, comemos nos três dias no mesmo restaurante, o Folkklubs Ala Pagrabs. Em razão do frio, cheguei e pedi um vinho quente, que é temperado com anis-estrelado, laranja e canela. De entrada teve um delicioso pão preto com alho frito (Latvian garlic bread por 2 euros)! Meu prato principal foi "seasonal sauté pan" (5,90 euros), embora não costume comer carne, fiz a opção por essa panela de batatas, carne, cenoura, cogumelos, repolho coberto com queijo gratinado e servido com um pão fresco de alho. Comida deliciosa!




No último dia, tomamos café da manhã e fizemos o check-out por volta das 11 horas. O hotel ficou com nossa bagagem, pois o voo para Malta sairia apenas às 22:50, ou seja, teríamos praticamente o dia inteiro em Riga. A primeira coisa que fizemos na rua foi verificar onde ficava o ponto de ônibus ou van para o aeroporto. Tinha a opção de táxi, que no hotel custava 17 euros. 


Bem perto dali ficava o Mercado Central de Riga, que é um mundo. É o maior mercado da Europa! Foi construído em antigos hangares para Zeppelin entre 1924 e 1930. São cinco galpões com mais de 3 mil estandes. Os pavilhões tinham 20,5 m de altura e 35 m de largura. 6 milhões de tijolos, 2.460 toneladas de ferro e 60 mil barris de cimento foram utilizados para essas poderosas construções. Alguns elementos de arquitetura Art Nouveau, bem como efeitos neoclássicos de pré-guerra foram utilizados no projeto de mercado. Os elementos art-déco são usados ​​em algumas fachadas. Como era o melhor e maior da Europa, o local se tornou um ponto turístico. Era visitado por estadistas e se tornou uma excursão popular para estrangeiros.


  

Em 1949, o mercado central foi renomeado para mercado central de Kolkhoz. A imprensa soviética o elogiou como o melhor mercado da União Soviética. Em 1997, o mercado foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO junto com Old Riga




Você pensa que acabou? Do lado de fora tem uma feira que deve ser maior que o mercado. Encontramos peixes, carnes, condimentos, roupas, bolsas, flores, frutas, vegetais. Tudo o que podemos imaginar. Meu amigo aproveitou para comprar uma mochila. Sou louca por frutas e comprei meio quilo de morango por 80 centavos de euro! Pra pedir meio quilo mostrei a mão e dividi com a outra. A vendedora, que não falava inglês, entendeu. 











Saímos do mercado e decidimos passar o tempo no Kronvalda Parks. Descobrimos que tinha wi-fi grátis na frente do prédio Latvian National Opera. Sentamos no banquinho da praça e aproveitamos o sol.




Na hora do almoço, seguimos para o restaurante Folkklubs Ala Pagrabs. Dessa vez pedi a sopa do dia, que era de abóbora (1,50 euros). Meu amigo exclamou "Não acredito que vai almoçar com menos de 5 reais!", mas depois pedi uma porção de batata frita que vem com um molho delicioso (2 euros) e um vinho quente.


Ao terminarmos a refeição, o relógio já marcava 16:40, então fomos ao hotel pegar as malas. Meu amigo queria ir de táxi, mas insisti que seria fácil seguir pro aeroporto de transporte público (apesar da calçada com paralelepípedos), pois já sabíamos o caminho. Chegando no ponto, cismou que o ponto era o que ficava no sentido contrário, pois estava no "google maps". Disse pra ele que sabia ler (rolou um estresse) e no ponto dizia que passava o ônibus pro aeroporto. Podia pegar o ônibus 22 ou a van 222. Em poucos minutos apareceu a van, que é um mini-ônibus. Perguntei ao motorista, que confirmou o destino. Havia uma escada na porta, mas foi possível entrar com a mala. Dentro tinha bastante espaço para acomodar a bagagem. O percurso levou uns 30 minutos e o ponto final é no aeroporto. 

Pela primeira vez me preocupei com o peso da mala, pois minha passagem dava direito a bagagem despachada de 20 quilos e mochila com 8 quilos. Fui até um guichê sem atendente e usei a balança. Estava com 28 quilos e 800 gramas! Tiravas a peças, tentava reacomodar tudo. Meu amigo organizou as coisas dele e deu pra colocar minha calça jeans dentro da mochila (ufa!). Foram longas horas de espera num aeroporto que estava passando por obras.

Adorei Riga, queria ter conhecido melhor a cidade fora de Old Town

Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!