Riga (2ª parte)

A primeira visita que fizemos, no segundo dia em Riga, foi na Casa das cabeças pretas (house of black heads), prédio construído em 1334 na capital da Letônia. É uma construção magnífica e também residência do presidente. A casa foi destruída na Segunda Guerra Mundial, mas reconstruída em 1999.

No século 14, as guildas que uniam artesãos e comerciantes se juntaram a uma irmandade das classes mais altas que se denominavam "Blackheads". Os membros eram jovens solteiros estrangeiros, a maioria da Alemanha. O padroeiro desses navegadores era St. Maurice (São Maurício), retratado como santo negro com armadura de cavaleiro.

Em seguida, passamos pela Praça Doma laukums, que é a maior praça da Cidade Antiga. É o coração de Riga, pois todas as atividades se concentram aqui, fluindo de sete ruas. A construção iniciou no século 19.

Catedral de Riga

A bandeira de Riga

Entramos na St. James Cathedral, que é uma igreja católica construída em 1225. Durante a Reforma Protestante virou uma igreja luterana de língua germânica. No ano seguinte passou a adotar a língua nacional (língua letã). Alguns chamam de St. Jacob, em razão da tradução do Antigo Testamento em inglês.


Tinha uma horda de turistas na frente dos prédios três irmãos (The three brothers), situados na rua Maza Pils números 17, 19 e 21. A mais antiga foi construída no século 15, a casa do meio foi edificada no século 16 no estilo maneirista holandês, por fim, uma casa barroca do século 17.


Passamos pela torre branca do Castelo de Riga, entrei em uma pequena igreja na proximidade e depois segui para ver o prédio do Parlamento.
O Parlamento

Ao chegar no Museu da Guerra (Latvian War Museum), verifiquei que a entrada era gratuita! Claro que entrei, principalmente porque queria usar o banheiro. É um enorme prédio de 4 andares (e subsolo) com um grande acervo (mais de 25 mil itens). O museu abriu para o público em 1921. É necessário ressaltar que a Letônia só conquistou a independência em 1990, portanto, teve presença russa em seu território por muitos anos, mas também houve um período de ocupação alemã.




Passe pela escultura intitulada "Ghost" até chegar na famosa "Casa dos gatos" (The Cat house). A casa, construída em 1909, é famosa por ter dois gatos esculpidos no telhado, que acabaram se tornando símbolo de Riga. 

The cat house


Circulamos pela feira de artesanato (crafts market Old Riga), mas os valores eram astronômicos, não deu para comprar nada. Muitas lojas vendem joias com âmbar báltico, que é uma resina fóssil de pinheiros.

Joias de âmbar




Durante o período de dominação alemã, os guildas eram corretores de poder. O primeiro é datado de 1934 e era lar dos comerciantes, enquanto o segundo era lar dos artesãos. Hoje a grande guilda é o lar da Orquestra Sinfônica enquanto a pequena guilda organiza conferências. As guildas eram associações que agrupavam, em alguns países da Europa, durante a Idade Média, indivíduos com interesses comuns (artistas, negociantes, artesãos...) e visava proporcionar assistência aos seus membros.

A pequena e a grande guilda

No centro antigo tem uma escultura de granito vermelho que é controversa, chamada de "The latvian riflemen", alguns dos "rifles vermelhos da Letônia" depois se tonaram guarda-costas de Lenin. Alguns veem como símbolo do comunismo e sonham em derrubar o monumento, outros entendem que é uma homenagem aos letões que lutaram na Primeira Guerra.
The latvian riflemen

Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!