Tax Free na Espanha

Tax free é um reembolso dos produtos comprados por estrangeiros. Muitos países aplicam a política de devolver o imposto incidente sobre as mercadorias adquiridas pelos turistas.

 


 

Confesso que não sou consumista e raramente faço compras quando viajo, então, nunca me preocupei com o cashback.

Giovana, minha sobrinha, provou que estamos em constante aprendizado, pois leu sobre o tema e sabia que faria compras. 

DIVA - máquina que faz a validação da nota fiscal
 

O IVA (imposto sobre valor agregado) é cobrado para manter o serviço para a população daquele país, logo, não seria justo que o turista pagasse o mesmo valor. O percentual do imposto não é padronizado nos países da União Europeia, tendo variação entre os países.

Comprou maquiagem na loja KIKO Milano. Geralmente, as lojas possuem um adesivo mostrando que participam do Tax Free. Estava aguardando do lado de fora e me chamou pra saber se estava com o passaporte (nunca levo, mas dessa vez estava na bolsa porque iria no museu no dia gratuito e achei que poderiam pedi-lo). Já tinha feito outras 2 compras em lojas dessa rede, mas não lembrou. 

Precisa solicitar à vendedora a documentação: documento electrónico de reembolso (a nota vem com um código específico). Quis saber se queria o reembolso no cartão que efetuou a compra (em até 30 dias) ou em dinheiro no aeroporto. Ficou com a segunda opção (o recibo estava no nome dela, que tinha 15 anos na época).

É preciso chegar no aeroporto com antecedência e no horário que o guichê (que fará o pagamento) esteja funcionando, então, para algumas pessoas talvez seja mais pertinente receber no cartão.

Nosso embarque foi no Aeroporto de Sevilla (não vimos o referido serviço), mas tínhamos conexão de quase 2h no Aeroporto Barajas, em Madrid.  



Encontramos a máquina de autoatendimento (DIVA) onde é feita a validação eletrônica. Tinha a opção do idioma português. Após a leitura do código contido na nota fiscal, achamos que teria algum recibo, mas só aparece a informação na tela "O formulário tax free DIVA está validado. Dirija-se ao seu operador de tax free ou à loja onde comprou o produto".

Seguimos para o quiosque "Tax Free Refunds", que é operado pela Global Exchange. Não teve qualquer problema por ela ser menor de idade. Pediu o passaporte, o cartão de embarque, a nota fiscal, além de perguntá-la se queria o valor em espécie ou crédito no duty free, mas preferiu o dinheiro. 

Pensei que o valor seria mais elevado, mas tem desconto da comissão da operadora. Em tese, o IVA seria 21%. Na Espanha não tem um valor mínimo de compra. 

 


Os requisitos para receber o reembolso são aqueles descritos pela Agencia Tributaria:

-morar fora da Europa

-compras de caráter pessoal

-deixar a União Europeia dentro de 3 meses após a compra 

Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!