Roteiro de 9 dias na Guatemala

Há algum tempo estava pensando em viajar para a Guatemala. Em setembro marquei férias, mas descobri que a melhor época seria de novembro a abril, que é o período seco - no resto do ano é muito chuvoso. Deixei para conhecer o coração do mundo Maia em novembro. Falando em fontes de pesquisa, encontrei poucos blogs com conteúdo em português sobre o país.

 

Tikal

Passei quase dois meses pesquisando a passagem aérea, mas a Copa Airlines estava com valores absurdos - partindo do Rio de Janeiro. Cogitei até sair de Guarulhos (SP). Só comprei a passagem faltando uma semana para o início da viagem, logo, foi bem corrido fechar o roteiro. E comprei a ida e a volta nos dias que permitiam uma passagem com valor mais "acessível" (R$3.580,00), qualquer modificação na ida ou na volta aumentava mais de 2 mil reais no preço final. Após saber que teria 9 dias, pensei no percurso que faria.

Além da Copa Airlines, é possível encontrar voos para viajar com a American Airlines (precisa de visto dos EUA), Avianca ou a lowcost Arajet.

O meu roteiro ficou assim (farei um post pormenorizado futuramente): 

 

Antígua

CIDADES VISITADAS


-Antígua (2 dias)

Cheguei no Aeropuerto Internacional La Aurora, na Cidade da Guatelamala, e fui diretamente para Antígua, que fica cerca de 1h30min da capital.

Passeio: fiz a subida do vulcão Pacaya, que está ativo. A maioria das pessoas optam por subir o vulcão Acatenango para ver o Vulcão del Fuego em atividade (com lava), mas leva dois dias.

 

-Panajachel (3 dias)

Panajachel é a base para conhecer o Lago Atitlán, considerado um dos mais bonitos do mundo. Ao redor do lago encontramos 12 pueblos indígenas (etnia maya quiché). Algumas pessoas optam por ficar em um dos povoados.

Passeio: conheci no mesmo dia dois pueblos de barco público, San Juan la Laguna e San Marcos. 


-Chichicastenango  (bate e volta)

Fiz um passeio para Chichi, saindo de Panajachel. A cidade tem uma feira que ocorre quintas-feiras e domingos.

 

-Antígua (2 dias)

No meu retorno a Antígua tinha um objetivo que não consegui realizar: visitar o sítio arqueológico de Copán. Queria um tour de um dia, mas só encontrei de 2 (valores a partir de 150 dólares). Como já tinha reservado a hospedagem, deixei essa visita para outra oportunidade.

Passeio: visitei Hobbitenango (90Q), que é um parque temático a 30 minutos do centro de Antígua.

 

-Cidade da Guatemala (2 dias) 

Fui para a capital com o objetivo de pegar o avião de madrugada para Flores. Infelizmente não conheci nada na cidade, pois falam sobre a violência, mas a dona da hospedagem disse que a região era muito tranquila.

 

-Flores e Tikal (bate e volta)

Peguei o avião às 5h da manhã com destino ao Aeropuerto Internacional Mundo Maya. Cheguei em Flores às 6h e tinha um guia me esperando (contratei online antecipadamente). Estivemos em Tikal, que é o coração do Mundo Maia, patrimônio cultural e natural da humanidade, posteriormente nos deixou em Flores. 

Duas companhias aéreas realizam o voo para Flores: TAG e Avianca.

 

O QUE FALTOU CONHECER

A Guatemala é um país na América Central (o idioma é o Espanhol) que faz fronteira com México, Belize, Honduras e El Salvador, logo, é possível visitar qualquer um desses países por via terrestre.

-Semuc Champey: é provavelmente o destino mais bonito (um rio) da Guatemala, mas fica no meio do nada. O transporte é de van por mais de 10 horas. Como tenho hérnia de disco e bexiga hiperativa, tive que riscar da minha lista.

-Belize: tentei de todas as formas encontrar um voo chegando ou saindo daquele país, mas a Copa Airlines só faz um voo semanal pra lá. A melhor opção é voar American Airlines. Pode fazer o caminho por terra (2h) desde Flores (é o que as pessoas costumam fazer).

-Copán em Honduras: em tese, o percurso dura 5 horas, mas depende da imigração terrestre, que pode demorar.


MOEDA

A moeda da Guatemala é o Quetzal, nome do pássaro símbolo do país. 1 Quetzal = R$0,62. Levei o cartão Wise (cartão de débito que pode ser feito aqui), que foi aceito em todos os lugares (restaurantes, cafés, hospedagens). É importante ressaltar que o Wise pode converter o Real para diversas moedas, mas não tem opção de Quetzal, então, basta converter para Dólar. No estabelecimento, quando passar em Quetzal converte o dólar automaticamente. 

Saquei 1.500 quetzales no ATM do aeroporto (pagar transfer e hospedagem). A tarifa do ATM 5B foi de 49 quetzales. 

 

TRANSPORTE

Fiz a maioria das transferências entre as cidades de shuttle compartilhado, ou seja, van. Na Cidade da Guatemala e em Antígua o Uber opera (uma corrida entre as duas cidades estava na faixa de 230 quetzales, logo, deve ser a opção se estiver viajando acompanhada).

Antes de viajar, deixei agendado um transfer, mas meu voo atrasou por mais de 2 horas (ódio da Copa Airlines!) e perdi, mas tem um guichê logo na saída, que foi a minha opção - saiu imediatamente.

 

Shuttle compartilhado 


Cidade da Guatemala - Antígua

100Q com a Itamati Travels (recomendo) +502 3974 2484

120Q ou 15 dólares no guichê que fica na saída.

Antígua - Panajachel

100Q com a Itamati Travels (quem fez efetivamente a viagem foi a Magic Travels). A van super nova, com ar-condicionado. +502 3974 2484

Panajachel - Chichicastenango

120Q ida e volta com a Itamati Travels +502 3974 2484

Panajachel - Antígua

100Q com a Itamati Travels (quem fez efetivamente a viagem foi a Magic Travels). Para ter noção da diferença de preços, na pousada me ofereceram o mesmo serviço por 250Q! +502 3974 2484

Antígua - Cidade da Guatemala

Aqui não fiz com a Itamati em razão do horário. Tinha  4h, 9h, 12:30 e 18:30. Optei por um contato que encontrei na internet que cobrava 15 dólares ou 120Q, pois tinha saída às 15h. +502 4656 6919

Acredito que seja apenas um intermediário, pois agência (Chisubin Travel +502 46566919) é outra e cobra 100Q.


Barco público

O trecho do barco público para San Juan ou San Pedro custava 30Q. Paguei 75Q por Panajachel-San Juan-San Pedro-Panajachel.

Para os demais povoados (ou dependendo do horário) tem que negociar com um barco privado. Não acredito que os valores sejam altos. Vi um barqueiro oferecendo para um casal a viagem por 50Q para cada com destino a San Marcos. E também é possível pegar tuk tuk entre os vilarejos, mas com valor negociado.

 

Tuk Tuk

O valor do tuk tuk é sempre negociado. Funciona na maioria das cidades: Antígua, Pana, povoados do Lago Atitlán, mas só usei em Flores. Antes perguntei o valor habitual entre a ilha de Flores e o aeroporto. Me informaram que é 10Q e que seria o mesmo valor do Táxi, mas, em razão do horário, pediriam 20Q. Me pediram 30Q, mas no fim paguei os 20Q.

 

DOCUMENTOS

Precisa preencher a "Declaración Jurada Del Viajero" e imprimir o PDF. Descobri da pior forma possível: na fila da imigração. O agente abriu meu passaporte e pediu o QR Code do PDF. Por sorte, pude fazer na hora (PDF no celular). 

Ainda no Rio me pediram o Certificado Internacional de Vacinação (Febre amarela). Sempre carrego comigo.

 

O QUE LEVAR

A temperatura muda de uma cidade para outra. Antígua consegui usar short pela manhã, mas esfria à noite, ficando por volta de 10 graus. Para subir o vulcão precisa de roupa especial. No Pacaya basta ter um tênis (preferencialmente bota) e um casaco, mas para o Acatenango tem que ser roupa de frio, pois a temperatura é negativa. Li que algumas agências alugam. Em Flores e Tikal faz um calor absurdo, chegando aos 40 graus. 

 

HOSPEDAGEM

Sempre preferi pagar minha hospedagem antecipadamente no site hoteis.com, mas atualmente o Booking tem mais opções e valores muito menores. Reservei apenas uma pousada, em Panajachel, pelo primeiro site, pois muitas hospedagens não aceitavam cartão de crédito ou débito, logo, preferi deixar pago.

 

SEGURANÇA

Alguns países da América Central ficam muito estigmatizados pela violência, mas todos disseram que apenas a capital, Cidade da Guatemala, tem um índice elevado de roubos, furtos e homicídios. 

Achei todos os lugares muito seguros. Viajei sozinha e me senti segura em todos os momentos, mesmo caminhando à noite, com celular na mão e câmera pendurada no pescoço.


SIM CARD (CHIP DE TELEFONE)

Hoje em dia muitas pessoas optam pelo e-sim (chip virtual de celular) que pode ser comprado online e ativado no celular na chegada no país. O problema é que só é aceito no Iphone ou nas versões mais caras do Samsung. Preciso de Sim card físico.

Comprei no stand do aeroporto um chip da Claro por 15 dólares com 8 GB válidos por 15 dias. Achei o valor bom, pois um casal que estava próximo disse que comprou 1 GB da Airalo (e-sim) por 9 dólares.  

Além da Claro, tem ainda a opção da Tigo. Tem lojas das operadoras e quiosques em Antígua e nas demais cidades (provavelmente por um preço bem menor que no aeroporto).


FILMES 

Lembro de alguns filmes que mostram a realidade difícil do país, que assisti muito antes do desejo de fazer a viagem: A jaula de Ouro e Vivendo com um dólar. Ano passado vi um documentário na Netflix que mostrava as belezas guatemaltecas: Guatemala - coração do mundo Maia (link).

 

 

Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!