O Castelo de Neuschwanstein

Pensei em um destino inesquecível para levar minha sobrinha e o Castelo de Neuschwanstein, que serviu de inspiração para o castelo da Cinderela, parecia muito interessante para todos que gostam de contos de fadas. Está localizado na Baviera, próximo da cidade de Füssen. A construção foi realizada a pedido do Rei Ludwig II, da Baviera. Ludwig era amigo e admirador do compositor Wagner e muitos cômodos foram realizados em sua homenagem, exaltando as óperas e os mitos alemães. Neuschwanstein significa literalmente "Novo Castelo dos Cisnes".
 
Um pouco antes de viajar compramos ingresso no site https://www.neuschwanstein.de/englisch/tourist/admiss.htm. É preciso calcular o tempo gasto da hospedagem até lá, pois não permitem a entrada após o horário escolhido. O preço do ingresso é: 13 euros normal, 12 estudante e o combo dos dois castelos por 23 euros. Criança e jovem abaixo de 18 anos não pagam ingresso - em uma das páginas falava que era jovem acompanhado pelos pais, mas em outra apenas que abaixo de 18 era grátis, então, não comprei ingresso para Giovana, mas indiquei a presença dela na compra.

Eu e meu amigo compramos ao mesmo tempo (cada um em sua casa), indicamos o mesmo horário, mas cada ingresso veio com um horário, sendo que ele deveria pegar chegar na bilheteria ao meio-dia, que seria quase impossível. Mandei um e-mail, solicitando a mudança do horário dele, que foi prontamente atendido, mas não me responderam, enviaram novo ticket para o e-mail dele.
Tem a opção de escolher o áudio-guia e encontramos o idioma português, para nosso espanto. Cobram 5 euros de taxa de serviço por pessoa, portanto, eu e minha sobrinha pagamos 5 euros cada, totalizando 33 euros para visitar o castelo Neuschwanstein e o castelo Hohenschwangau. Eles não realizam a cobrança antecipadamente, pois o pagamento é feito no próprio dia, na bilheteria (pode pagar com cartão de crédito ou dinheiro). Caso haja desistência, cobram a taxa. A reserva tem que ser feita até dois dias antes da visita. Sobre cancelamento, dizem que deve ser feito até 2 horas antes da visita, mas apenas de forma escrita.

Acordamos cedo e saímos pois naquele dia pegaríamos 1 metrô, 2 trens regionais e ainda 2 ônibus! Na máquina disposta na estação de metrô, adquirimos o Bayern Ticket (pode comprar antecipado no site). Vale ressaltar que é válido das 9h às 3h da manhã, de segunda a sexta, e de 0h às 3h nos fins de semana. Pelo motivo exposto, é mais interessante viajar nos fins de semana para lugares mais distantes, se precisar sair antes das 9 da manhã. 

O Bayern Ticket inclui vários transportes: trens regionais com as siglas S-Bahn, RE, IRE, RB, ALX e BOB. Também dá direito a usar metrô, ônibus, tram. Até 5 pessoas podem usar o mesmo bilhete, sendo adicionado 6 euros por pessoa. Exemplo: 1 pessoa 27 euros, 2 pessoas 33, 3 pessoas 39 euros. Li que menor de 15 é grátis, mas se tiver com avós ou pais, logo, não quis arriscar, embora Giovana tivesse 10 anos. A multa seria muito mais cara que 6 euros. É preciso escrever o nome de todas as pessoas atrás do bilhete e acredite, o fiscal vai olhar. Só tem passe para um dia, não tem passe para uma semana. O valor atualizado deve ser visto no site da DB.
Li que existe o passe Allgau-Schwaben, que é mais barato, mas não inclui o transporte de metrô e trem dentro das cidades, então, não é vantajoso se tiver que pegar outros transportes no mesmo dia.
Chegamos na estação central München Hauptbahnhof e fomos procurar uma plataforma com trem para Füssen e encontramos na de número 30 um trem sairia às 11:52.

Em algum momento da viagem tivemos que fazer uma baldeação para um trem mais novo, que estava um pouco mais vazio. Sempre acompanhávamos a rota pelo google. 

Quando chegamos em Füssen (a cidade parece ser linda, com casinhas de madeira), já avistamos vários ônibus parados na frente da estação, que levam até Schwangau, cidadezinha a 4km de distância, onde ficam os castelos. O Bayern Ticket serve para esse ônibus, pode pegar o 73 ou 78. 

Os horários de visita são os seguintes: 
  • Castelo Hohenschwangau: No inverno (segunda quinzena de outubro a março) das 9h às 16h e no verão (abril a primeira quinzena de outubro) das 8h às 17h30.
  • Castelo Neuschwanstein: No inverno (segunda quinzena de outubro a março) das 10h às 16h e no verão (abril a primeira quinzena de outubro) das 9h às 18h.

Seguimos até a bilheteria para finalmente pegarmos os bilhetes, depois, compramos sorvetes e sentamos num banco para descansar. O dia estava ensolarado e me arrependi de ter vestido calça. Não é permitido fotografar no interior dos castelos e as visitas são acompanhadas por um guia.
Visitaríamos primeiro o Castelo Hohenschwangau, que não precisava de mais um transporte. Seguimos as placas e chegamos em 20 minutos de caminhada. A vista de lá é surpreendente. Foi construído no século 12 como lar dos cavaleiros de Schwangau, mas foi danificado com o passar dos anos.

Em 1832, o príncipe herdeiro Maximilian, que se tornou o pai do rei Ludwig II, adquiriu o castelo. Foi totalmente reconstruído e levou uma duração de 5 anos para ser concluído. Ele e sua família usaram o castelo durante o verão e como residência de caça. Após a morte de seu pai, o rei Ludwig II assumiu o castelo e passou grande parte do tempo lá.
 
 
 
Para chegar no Castelo de Neuschwanstein é preciso caminhar 40 minutos ou pegar um transporte. Tem a opção de charrete, que descartei, e o ônibus.


Seguimos até o ponto de ônibus, entramos na fila, compramos o tíquete ida e volta, que custou 3 euros adulto e 1,5 criança, totalizando 4,50 euros.

Chegando nas proximidades do castelo, percebemos que ainda faltava mais de uma hora, então, procuramos pela Ponte Marienbrücke, que tinha uma fila quilométrica para fotografar sobre a ponte (ela balança!). Observamos que a maioria vai apenas até a metade da ponte e volta, mas queríamos ir num mirante, que fica a uns 10 minutos após a ponte, numa trilha fácil de percorrer. Infelizmente tivemos que "furar fila". Tinha a fila pra entrar e uma para sair, fomos devagar pela fila que saía, eu disse que não queríamos fotografar na ponte, mas iríamos para a trilha e seguimos.
 
 
 
A vista do "mirante" após a ponte é realmente impagável. Tiramos fotos e de repente tinha uma dezena de pessoas chegando. No retorno, paramos sobre a ponte para fotografar novamente.


Chegamos no castelo e ainda faltava 20 minutos para nossa visita. Aproveitamos para usar o banheiro (fora dos castelos é pago) e nos abrigamos na sombra. 

O castelo foi construído já no século 19, quando essas edificações já não tinham propósitos estratégicos. Embora tenha a aparência medieval, foi construído com a tecnologia de ponta da época. Os banheiros tinham descargas, tinha aquecimento em todo o prédio. Sua construção começou em 1869, mas não terminou no tempo previsto, pois o Rei Ludwig queria que fosse perfeito, então, quando morreu em 1886 ainda estava em construção. A sala do trono é toda decorada em estilo bizantino e chama atenção. O visual de conto de fadas foi tão poderoso que Walt Disney se sentiu inspirado para criar o castelo da Cinderela. Hoje é o castelo mais visitado da Alemanha e um dos pontos turísticos mais populares do mundo, recebendo cerca de 1.300.000 de visitantes por ano.
Fizemos todo o percurso de retorno, incluindo 2 ônibus, 2 trens e, antes de seguirmos pro hotel, precisávamos urgentemente comer. Levamos frutas e sanduíches na mochila, mas não almoçamos. Seguimos para a cervejaria Augustiner, mas fomos informados que naquele horário não serviam comida, apenas bebida. Ninguém encontra comida após 22h em Munique. Já desesperados, achamos um McDonald´s, mas estranhamente o totem não estava funcionando. Segui para fila, enquanto meu amigo ficou com minha sobrinha na mesa. Foi o caos, eu não falo alemão e a atendente não falava inglês (que é raro na Alemanha). Pedi um Mc Lanche Feliz e uma promoção Big Mac. De repente, os sanduíches chegaram sem refrigerante, pois só tinha água! Fiquei muito revoltada. Disse para cancelar o meu lanche. Ela soltou fogo e deve ter me xingado horrores. Em seguida, meu amigo foi comprar o sanduíche com água. Podia usar o banheiro com a nota fiscal do lanche. Em síntese, fui pro hotel sem nada no estômago e comi o que tinha no frigobar.

Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!