Transporte de/para os aeroportos de Bangkok

Bangkok tem dois aeroportos: o Aeroporto Internacional Suvarnabhumi e o Aeroporto Don Muang. O primeiro é enorme, por ser um hub (centro de operações de voos comerciais) na Ásia. Ali chegam e partem centenas de voos diariamente. O Don Muang é o antigo aeroporto, de onde partem os voos das low cost, como Air Asia, Lion Air, entre outras companhias. Ambos ficam a 30 km aproximadamente do centro da cidade.


Em setembro de 2016 parti, pela segunda vez, rumo a Bangkok, dessa vez numa viagem solo, que muda muito a logística para sair do aeroporto. Da outra vez fui em grupo (totalizando 4 pessoas) e o táxi sempre era a opção mais barata, mas essa perspectiva muda ao viajar sozinha.

Meu objetivo era conhecer Mianmar e Laos, no entanto, voar para a Tailândia sempre é mais barato. Logo, ficaria 4 dias na cidade, entre idas e vindas (não tinha voo entre os dois países supracitados, em razão da questões diplomáticas).

Linhas de Sky Train (BTS), Metrô (MRT) e Barco


Na chegada, em razão das inúmeras horas e de voo e mudança de fuso horário (saí 26 de setembro e cheguei 28), tinha analisado 3 possibilidades para sair do aeroporto: táxi, trem do aeroporto (Airport Rail Link) + táxi ou trem do aeroporto+ Sky Train+ Barco


O táxi, em tese, é barato, mas os taxistas insistem em não ligar o taxímetro, que pode ser uma dor de cabeça para o viajante. Da outra vez cobraram 700 baht, 400 baht e até 280 baht (para ter ideia da variação). Hoje em dia tem a opção do Uber (no aeroporto tem wi-fi grátis), mas li num fórum que independente do valor (o aplicativo mostrava 395 baht), a corrida sempre daria 1.000 baht (teria que confirmar pra saber se é verdade).

O Airport Rail Link é sempre a opção mais barata. Existem três linhas: azul, vermelha e amarela. A amarela e a vermelha são expressas, ou seja, só param no aeroporto e na estação final e custam 90 baht. A linha azul tem um trem parador (é utilizada pelos moradores, além dos turistas) e custa 40 baht. Funciona entre 6 e meia-noite. O único problema é que não chega na região da Khao San Road, mas para quem se hospeda em Siam, Silom, Sukhumvit, Nana, não tem dúvida, basta descer em Makkasan e fazer integração com o metrô (MRT) ou em Phaya Thai e fazer integração com o Sky Train (BTS). Para quem vai para Khao San Road, tem que pegar mais uma condução, fazer a transferência pro Sky Train e descer na estação Saphan Taksin (BTS) para pegar o barco da Chao Phraya Express e ficar no Pier 13, N13 (Tha Phra Athit/Banglamphu).


Do Aeroporto Internacional Suvarnabhumi para a região da khao San Road

Nas duas vezes que estive em Bangkok fiquei hospedada na região da Khao San Road no primeiro dia e, no retorno, optei pela região da Sukhumvit. Infelizmente o trem do aeroporto ainda não chega na Khao San Road. A melhor opção seria descer na estação Phaya Thai e pegar um táxi (100 baht). Durante o voo sentei ao lado de um casal (os queridos Lívia e Victor) que seguia para Bangkok, no fim, acabamos optando por dividir o táxi, já que iríamos para a mesma região. O primeiro taxista não aceitou parar em dois hoteis. O segundo aceitou, inclusive não reclamou do taxímetro, mas é lógico que estava adulterado, pois deu 800 baht (1 real = 10 baht), quando o normal seria 400 baht. Tem ainda 75 baht de pedágio e 50 baht de taxa para sair de qualquer aeroporto. No fim, não foi uma opção ruim, contudo, não cogitei pegar qualquer táxi, pois com certeza aprenderam alguma técnica para acelerar a quilometragem.

Do Aeroporto Internacional Suvarnabhumi para o Aeroporto Don Muang 

Existe o serviço gratuito de transfer entre os dois aeroportos chamado "Airport Shuttle Bus". Até pensei em comprar passagem no mesmo dia para Mianmar e aproveitar o serviço, mas se houvesse um atraso, perderia a passagem. Em Don Muang, a parada do ônibus fica no portão 6 do desembarque. É preciso mostrar a passagem do voo partindo do outro aeroporto para se beneficiar do serviço. O primeiro ônibus sai 5 da manhã e o último parte meia-noite. Em alguns horários funciona de 30 em 30 minutos e nos períodos de pico de 12 em 12.
Da região da khao San Road para o Aeroporto Don Muang

Já estava contando com um gasto de 1.000 baht para ir para o aeroporto pela manhã, mas de repente vi várias barracas e placas vendendo passagem de van para os dois aeroportos. Observei que só tinha saída de 2 em 2 horas para o Don Muang, de onde partiria meu voo para Mandalay. Começando 6 da manhã. O melhor horário para mim seria 7, já que o café da manhã começava 6. Resolvi andar para ver se existia outras vans com outros valores. Quando voltei na barraca em frente ao hotel, não tinha mais disponibilidade, a vendedora nem ligou para saber. Já passava de meia-noite e saí da Rambuttri em direção a Khao San, quando entrei numa agência turística (Badaka 99, que funciona 24 horas) e tinha disponibilidade, por 150 baht = 15 reais!
Agência que comprei a passagem de van: Badaka 99
Do Aeroporto Don Muang para Chatuchack, Ayutthaya ou Chiang Mai

Exatamente na frente do aeroporto Don Muang tem a estação de trem Don Muang! Tanto no embarque quanto no desembarque, basta procurar o elevador com a propaganda do hotel "Amari". No segundo andar tem uma passarela que dá acesso à estação de trem. Ali passa o trem vindo do subúrbio mesmo, mas também os trens de viagem confortáveis, que usam para ir a Chiang Mai, por exemplo. Peguei o trem popular por 2 baht para ir ao Moca (Museu de Arte Contemporânea), desci na estação Bang Khen, quando fiquei hospedada no hotel do aeroporto, entre um voo e outro.

Elevador que deixa na passarela para a estação de trem ou o hotel Amari




Do Aeroporto Don Muang para a Khao San Road

Embora não tenha utilizado o serviço, bem como não tenho maiores informações, mas na saída 4 ou 5 (não recordo exatamente) tem uma pessoa oferecendo o serviço de shutte para essa região. O ônibus era bem confortável e o valor deve ser melhor que o do táxi, principalmente para um viajante individual.


Do Aeroporto Don Muang para o Sky Train (BTS) e Metrô (MRT)

Seguindo a dica de uma amiga tailandesa, que conheci no Laos, saí no portão 6 do desembarque e peguei o serviço "BMTA BUS", mais precisamente a linha de ônibus A1, que passa a cada 5 minutos. Custa 30 baht. Pedi à cobradora para me avisar quando estivéssemos chegando na estação "Mo Chit" - última estação do BTS. Desceria em Asok e a passagem custou 42 baht. Meu hotel ficava a 200 metros da estação (gastei 7 reais do aeroporto ao hotel!). Se a pessoa quiser descer perto de uma estação de metrô, sugiro descer em Asok, pois tem uma passarela para a estação Sukhumvit de metrô. 




De Sukhumvit para o Aeroporto Internacional Suvarnabhumi

Estava hospedada na região de Sukhumvit, a 200 metros da estação Asok, porém, o mesmo trajeto pode ser feito para quem está em Siam, Silom, Nana (hospedado próximo de alguma estação de BTS ou MRT). A pior parte é subir a escadaria da estação com intermináveis degraus. Tem um elevador - tentei utilizá-lo sem sucesso. Existe uma passarela que conecta o Shopping Terminal 21 a estação Asok do Sky Train e estação Sukhumvit do metrô. Caminhei para o metrô e com 16 baht comprei o tíquete para a próxima estação, Phetchburi. Desci em Phetchburi e segui as placas para chegar na estação Makkasan do Airport Rail Link. Tem dois guichês, um para a linha azul e outro para a linha vermelha. Peguei a linha azul, por 40 baht. Em menos de 1 hora estava no aeroporto por apenas 56 baht. Inacreditável! 

Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!