Penedo

Minha irmã decidiu que passaríamos o Dia das Mães em Penedo, distrito da cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro. O lugar é conhecido como a "Pequena Finlândia", uma vez que abriga uma colônia de finlandeses.

 

 
 
Como não dirigimos (na verdade, só eu não tenho habilitação), tínhamos a opção de ir de ônibus, com a companhia "Cidade do Aço", que sai da Rodoviária Novo Rio em dois horários diários (10:45 e 13:45), com exceção da sexta-feira, que tem cinco horários disponíveis (10:45, 11:45, 13:45, 16:55 e 19:55). O percurso dura 3:10 e custas R$63,92. 

Para quatro pessoas gastaríamos R$255,68 no trecho de ida de ônibus, que era o mesmo valor mostrado na simulação de Uber. Minha irmã entrou em contato com alguns motoristas conhecidos (nem todos aceitam uma corrida tão distante) e optamos por ir de carro. Saímos do Rio (capital) num sábado por volta das 10 horas e chegamos lá às 13 horas.

Minha irmã escolheu a Pousada Doce Mel. Pagamos R$255,68 por duas diárias, mas, considerando os dois quartos, pagamos R$761,90. A localização é boa, mas fica a 1 km da Casa do Papai Noel. Durante o dia é bem tranquilo caminhar, mas a noite as ruas têm pouca iluminação.

A pousada era confortável, o café da manhã estava ótimo, tinha até ar-condicionado, que deve ser pouco utilizado por lá, já que é um lugar procurado por ter uma temperatura amena. Em maio a média é de 18 graus. 

Assim que descemos a rua da pousada encontramos a Casa de Chocolate, que é uma loja que vende chocolates com produção própria. Não como chocolate, logo, não aproveitei esse atrativo, mas minha sobrinha, irmã e mãe compraram. Do outro lado da rua fica a lojinha "Artesanato Eeva", mas não entramos.

Seguimos para o centro de Penedo e entramos na Casa de Papai Noel, que abriga um conjunto de lojas coloridas, um lago, uma casa de Papai Noel - tem uma escultura logo no portal de entrada do bom velhinho. Tinha visto fotos do local todo decorado pelos famosos guarda-chuvas que ornamentam ruas por todo o mundo, mas não estava assim na nossa visita - elas já tinham ido passar um dia em Penedo um ano antes com uma amiga da minha irmã, mas eu não conhecia. 


Na região tem muitas lojas de artesanatos e guloseimas, mas não sou nada consumista. Nas viagens sempre compro presentes pra minha sobrinha e mãe, mas raramente trago algo pra mim. Entrei com elas, que amam comprar badulaques, em umas vinte lojas!!! Algumas davam degustação e compraram de tudo, de licor a creme corporal.


O que me chamou atenção foi o preço dos restaurantes - os valores são bem elevados, pois acredito que o público seja apenas de turistas. Decidimos comer no Café Finlandês (aceitava meu vale-refeição), que tinha boas opções de pratos feitos. Comi nhoque, minha mãe bife com batata, minha irmã e sobrinha optaram pelo peixe da região, truta. Por fim, tomei um café coado que estava bom.

 
Seguimos até o "Shopping Vale dos Duendes", que tinha diversas lojas de artesanatos. Tinha uma loja de pedras decorativas que minha mãe e Giovana amaram e ficaram quase uma hora lá dentro.



Retornamos para tomarmos banho e descansar. Por volta das 20h, novamente fomos para o centro. Escolhemos o restaurante alemão "Casa do Fritz". Pedimos porção de linguiça e de salsicha para petiscarmos. Minha irmã bebeu cervejas da casa. Ao lado tinha um bar, que parecia pertencer ao mesmo restaurante e estava lotado, mas com um perfil mais jovem.

Durante o café da manhã descobrimos que o dono da pousada realmente era finlandês. Ficou surpreso quando contei que já estive na cidade natal dele, Helsinque. Disse que veio muito pequeno e nunca mais voltou, apenas as filhas foram conhecer o país, mas tentam manter as tradições, principalmente da culinária. Tinha um pão caseiro finlandês muito gostoso, inclusive vendem várias guloseimas, como compotas, geleias e cachaças.


Existem alguns passeios que são oferecidos pelas agências da cidade:

-Passeio de quadriciclo (Cachoeira Lontra e Mirante da Serra, R$200,00);

- Alto Penedo de bugre (4 principais cachoeiras, R$80,00);

-Parque Nacional de Itatiaia (Poço do Maromba, Poço Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva, etc. R$200,00);

-Visconde de Mauá (Vila de Visconde de Mauá, Cachoeira do escorrega, etc. R$200,00);

-Serrinha do Alambari (Poços do céu, Poço do Dinossauro, Poço Turmalina, etc. R$200,00).

Elas já tinham feito o passeio de bugre e também visitaram Visconde de Mauá. Se estivesse sozinha optaria pela Serrinha do Alambari, mas conhecemos as cachoeiras de Penedo, embora estivesse frio e impossível de tomar banho. Minha mãe preferiu ficar descansando na pousada.

Conhecemos as seguintes cachoeiras:

-Cachoeira de Deus

-Poço Esmeraldas

-Cachoeira 3 bacias

-Três Cachoeiras

Em geral, o acesso é bem fácil, exceto para a Cachoeira 3 bacias, que precisa fazer uma trilha de uns 500 metros. A água é excessivamente gelada. Só molhei meus pés, mas no verão deve ser uma delícia.


 

 

Após a visita das cachoeiras, estivemos na "Cervejaria Penélope", que tem um ambiente ótimo, com cervejas artesanais feitas lá mesmo (não bebo cerveja), inclusive pudemos visitar o local onde ocorre o processo de confecção da bebida. Lá tem uma pousada com uma paisagem bem bonita, muitas borboletas, peixes, pássaros.

 


Ao retornar para a pousada, pegamos minha mãe para o almoço do Dia das Mães. Resolveram ir na "Casa da Picanha" de Penedo. Não consigo comer carne de boi, logo, fiquei só com arroz, batata, banana e pão de alho. Em seguida, caminhamos pelo centrinho, comi uma torta banoffee com um capuccino no Café Finlandês.

 

No dia seguinte saímos cedo da pousada, pois eu ainda tinha que trabalhar.

Penedo é bom para um fim de semana apenas, pois não tem muitas opções de entretenimento, além de ter restaurantes caros.




Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!