­
­

Um fim de semana em Arraial do Cabo

Observei que três destinos no Brasil ficaram extremamente populares em um curto espaço de tempo: Jericoacoara (CE), Capitólio (MG) e Arraial do Cabo (RJ), que só se tornou município em 1985. A cidade nunca competiu com Búzios e Cabo Frio, que sempre foram os queridinhos da  Região dos Lagos. Recordo-me que, em geral, era um destino de veraneio para pessoas com menor poder aquisitivo.

Fui poucas vezes a Arraial do Cabo, mas sempre partindo de Cabo Frio. Dessa vez resolvemos nos hospedar por um fim de semana, eu, minha irmã, minha sobrinha e minha mãe para comemoramos o "Dia das mães". Já ouvi relatos assustadores sobre "Airbnb" alugados por lá. Uma colega de trabalho disse que teve que sair no meio da noite. 
 

As construções são bem precárias em alguns bairros, além de ter favelas. Por outro lado, na área de Praia Grande já se vê grandes prédios, que não é algo exatamente positivo. Achar uma boa hospedagem não é uma tarefa fácil. 

Optamos pela Prainha, que é a primeira praia vindo de Cabo Frio. Não dirijo, então, pegamos um ônibus na rodoviária Novo Rio com a companhia Auto Viação 1001 e descemos na rodoviária de Arraial. O uber custava R$8,00 para qualquer parte da cidade. Chamamos o carro do aplicativo, que nos deixou próximo do hotel, mas não na porta, pois a hospedagem ficava literalmente na areia da praia.


O hotel escolhido foi o "Orlanova Hotel", que é administrado por argentinos. O hotel tem restaurante, onde é servido o café da manhã, além de petiscos e refeições. Ficamos em um quarto enorme, com uma cama de casal e duas de solteiro, tv, ventilador, wi-fi, frigobar. Me incomodou o fato de não ter ar-condicionado (no verão deve ser insuportável) e, pasmem, o barulho do mar. O banheiro também não é atraente, pois colocam uma estrutura de madeira no box e você não sabe se vai aparecer uma lacraia. Ao chegarmos na varanda praticamente debruçamos sobre o mar. Infelizmente não nos deixaram fazer o ckeck-in antes das 14h, inclusive liberaram o quarto  por volta das 14h30. 

 
Para quem vai a primeira vez, considero imperdível o passeio de barco, saindo da Praia dos Anjos, que costuma fazer as seguintes paradas: Pontal do Atalaia (atualmente é a 5ª melhor praia do mundo no Tripadvisor), Fenda da Virgem, Gruta Azul e Ilha do Farol. Para quem vem de outro estado, não indico passar uma semana na cidade, exceto se a pessoa gostar apenas de praia, pois não tem vida noturna e não há outras opções de entretenimento.

O que tem de interessante em Arraial do Cabo? O mar. É o mais transparente do Brasil. Muitas pessoas comparam com as praias do Caribe. A diferença é que as praias do Caribe possuem um tom de azul turquesa e a temperatura agradável. O mar de Arraial é gelado, mas com peixinhos em cada mergulho. Além de encontrar areia branquinha em algumas praias.


Assim que nos trocamos, sentamos nas espreguiçadeiras do hotel e pedimos bebidas e um petisco que estava delicioso: aipim com carne seca. Ao anoitecer, pegamos uber até Praia Grande, que estava cheia, pois teria vários shows naquele fim de semana. Tinha inúmeras barracas e foodtrucks.


Encontrar um restaurante com um preço razoável é uma tarefa árdua. Por fim, sentamos na "Choperia Zero Grau", que servia petiscos e PF (prato feito) por um preço convidativo pra região: 25 reais.
 

No domingo, eu e minha irmã levantamos cedo e seguimos para fazer a trilha da Praia do Forno. Como sedentária, sofri um pouquinho, mas fui recompensada pelo visual encantador. Arraial tem 3 praias na lista das melhores da América do Sul, sendo 2º, 3º e 5º lugar, que é ocupado pela Praia do Forno.
Minha irmã
Ao retornarmos, ficamos na praia (a Prainha é boa para crianças, pois não tem muitas ondas) até o anoitecer. Minha mãe e minha irmã pegaram uber para Praia Grande com o objetivo de ver o show do "Raça Negra". Eu e Giovana preferimos ficar no hotel assistindo série. Na segunda-feira, acordamos bem cedo para tomar café da manhã (que é bem farto) e retornar para o Rio, pois trabalharia naquele dia.

Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!