Dicas sobre Cuba: que moeda levar

Existem duas moedas oficiais em Cuba, o CUP, que é o peso cubano - a moeda nacional (é representada como MN nos cardápios), e CUC, que é o peso convertido - começou a circular na ilha em 1994. A segunda moeda equivale ao dólar, enquanto a primeira representa 0,04 do CUC. O turista usa predominantemente o CUC, pois é a moeda vigente na área turística.
A linda nota de 3 CUPs (peso cubano) com o rosto de Che Guevara
Assim que comprei a passagem, tive que decidir sobre qual moeda levar. Dólar? Euro? Dólar canadense? Tendo em vista que tinha Euro de uma viagem anterior, optei por levar a moeda da União Europeia, enquanto meu amigo optou por levar dólar, pois estava com uma cotação favorável. Na época, em novembro de 2017, o dólar custava R$3,45, enquanto o Euro beirava aos R$3,98. É importante ressaltar que o dólar tem uma sobretaxa de 10% na hora do câmbio, por exemplo, se você levar 1.000 dólares, sairá com 900. 

O valor do CUC pode ser verificado no site do Banco Central de Cuba, mas temos que ficar atentos à nota de rodapé da instituição, pois apenas o Euro, o Dólar Australiano e a Libra Esterlina estão expressas de maneira direta, todas as outras de forma indireta. Isto é, se a moeda é direta, multiplica, se for indireta, divide. Para exemplificar, 1 CUC = 1,20 Euro, enquanto 1 CUC = 0,80 dólares canadenses (1 / 1,24 = 0,80).

Ainda é favorável levar Euro, mas a diferença é pequena, uma vez que o valor do euro está superior ao dólar (na conversão para o Real). Se a pessoa tiver dólar canadense ou libra remanescente de uma viagem, talvez seja uma boa opção, pois são moedas valorizadas e não sofrem sobretaxa do governo cubano. 
CUC ou peso convertido
Fiz o câmbio no próprio aeroporto e o valor (nov/2017) foi o seguinte: 1 euro = 1,13 CUC, enquanto 1 dólar = 0,87 CUC. Na cadeca (casa de câmbio) da cidade 1 euro = 1,14, logo, a diferença é ínfima, tendo em vista que o valor é regulamentado pelo governo. 

É importante ficar atendo, pois li relatos de pessoas que receberam o troco em CUP quando efetuaram alguma compra, mas basta analisar a nota: o CUC tem imagens de monumentos, enquanto o CUP possui rostos de personagens importantes da história cubana. É permitido ao turista fazer câmbio em CUP, mas nem todos os estabelecimentos vendem na moeda nacional. 

Encontrei informação, em blogs, que apenas pequenos estabelecimentos aceitariam o CUP, talvez seja verdade apenas em Habana Vieja, como me hospedei também em Centro Habana, pude notar que os comerciantes vendiam em CUP.
Cadeca (Casa de câmbio) do aeroporto em Havana
No fim da viagem, no aeroporto, segui para a fila da cadeca para fazer o câmbio dos CUCs remanescentes (cerca de 70). Solicitei que me dessem notas de Euro, mas o atendente disse que não tinha, apenas dólar. Quando recebi as notas, observei que a maioria estava deteriorada, com rasgos ou sujas, pedi para trocar, no entanto, as notas de 10 recebidas continuavam danificadas e sabia que encontraria dificuldade para usá-las. Dito e feito. Dois dias depois viajei para o Deserto do Atacama e nenhuma casa de câmbio aceitava, por fim, quase chorando, um senhor recebeu os dólares, mas estabeleceu um valor bem abaixo da cotação do dia. Então a dica é: troque aos poucos os CUCs ou gaste todo o dinheiro para não ter essa dor de cabeça.

Você também pode gostar

1 comentários

Experiências incríveis!