Moby Dick

A introdução do livro de Herman Melville contém um grande ensinamento filosófico ...

Venice Beach/CA

"Chamai-me Ismael. Há alguns anos - quantos precisamente não vem ao caso - tendo eu pouco ou nenhum dinheiro na carteira e sem nenhum interesse em terra, ocorreu-me navegar por algum tempo e ver a parte aquosa do mundo. É a minha maneira de dispersar o 'spleen' e de regular a circulação do sangue. Sempre que sinto na boca uma amargura crescente, sempre que há em minha alma um novembro úmido e chuvoso, sempre que dou comigo parando involuntariamente diante da empresa funerária ou formando fila em qualquer enterro e, especialmente, sempre que minha hipocondria me domina a tal ponto que necessito apelar para um forte princípio moral a fim de não sair deliberadamente à rua e atirar ao chão, sistematicamente, os chapéus das pessoas que passam...então, calculo que é tempo de fazer-me ao mar, e o mais depressa possível. O mar é meu substituto para a pistola e a bala. Com alarde filosófico Catão se arremessou sobre sua espada; quanto a mim, embarco tranquilamente. Não há nisso nada surpreendente. Se a maioria dos homens soubesse, fosse qual fosse a sua categoria social, compartilharia comigo, numa época ou noutra, os sentimentos que o oceano me inspira."

Herman Melville, Moby Dick

Você também pode gostar

2 comentários

Experiências incríveis!