Transporte de/para os aeroportos de Bangkok
Bangkok tem dois aeroportos: o Aeroporto Internacional Suvarnabhumi e o Aeroporto Don Muang. O primeiro é enorme, por ser um hub (centro de operações de voos comerciais) na Ásia. Ali chegam e partem centenas de voos diariamente. O Don Muang é o antigo aeroporto, de onde partem os voos das low cost, como Air Asia, Lion Air, entre outras companhias. Ambos ficam a 30 km aproximadamente do centro da cidade.
Em setembro de 2016 parti, pela segunda vez, rumo a Bangkok, dessa vez numa viagem solo, que muda muito a logística para sair do aeroporto. Da outra vez fui em grupo (totalizando 4 pessoas) e o táxi sempre era a opção mais barata, mas essa perspectiva muda ao viajar sozinha.
Meu objetivo era conhecer Mianmar e Laos, no entanto, voar para a Tailândia sempre é mais barato. Logo, ficaria 4 dias na cidade, entre idas e vindas (não tinha voo entre os dois países supracitados, em razão da questões diplomáticas).
Na chegada, em razão das inúmeras horas e de voo e mudança de fuso horário (saí 26 de setembro e cheguei 28), tinha analisado 3 possibilidades para sair do aeroporto: táxi, trem do aeroporto (Airport Rail Link) + táxi ou trem do aeroporto+ Sky Train+ Barco.
O táxi, em tese, é barato, mas os taxistas insistem em não ligar o taxímetro, que pode ser uma dor de cabeça para o viajante. Da outra vez cobraram 700 baht, 400 baht e até 280 baht (para ter ideia da variação). Hoje em dia tem a opção do Uber (no aeroporto tem wi-fi grátis), mas li num fórum que independente do valor (o aplicativo mostrava 395 baht), a corrida sempre daria 1.000 baht (teria que confirmar pra saber se é verdade).
O Airport Rail Link é sempre a opção mais barata. Existem três linhas: azul, vermelha e amarela. A amarela e a vermelha são expressas, ou seja, só param no aeroporto e na estação final e custam 90 baht. A linha azul tem um trem parador (é utilizada pelos moradores, além dos turistas) e custa 40 baht. Funciona entre 6 e meia-noite. O único problema é que não chega na região da Khao San Road, mas para quem se hospeda em Siam, Silom, Sukhumvit, Nana, não tem dúvida, basta descer em Makkasan e fazer integração com o metrô (MRT) ou em Phaya Thai e fazer integração com o Sky Train (BTS). Para quem vai para Khao San Road, tem que pegar mais uma condução, fazer a transferência pro Sky Train e descer na estação Saphan Taksin (BTS) para pegar o barco da Chao Phraya Express e ficar no Pier 13, N13 (Tha Phra Athit/Banglamphu).
Nas duas vezes que estive em Bangkok fiquei hospedada na região da Khao San Road no primeiro dia e, no retorno, optei pela região da Sukhumvit. Infelizmente o trem do aeroporto ainda não chega na Khao San Road. A melhor opção seria descer na estação Phaya Thai e pegar um táxi (100 baht). Durante o voo sentei ao lado de um casal (os queridos Lívia e Victor) que seguia para Bangkok, no fim, acabamos optando por dividir o táxi, já que iríamos para a mesma região. O primeiro taxista não aceitou parar em dois hoteis. O segundo aceitou, inclusive não reclamou do taxímetro, mas é lógico que estava adulterado, pois deu 800 baht (1 real = 10 baht), quando o normal seria 400 baht. Tem ainda 75 baht de pedágio e 50 baht de taxa para sair de qualquer aeroporto. No fim, não foi uma opção ruim, contudo, não cogitei pegar qualquer táxi, pois com certeza aprenderam alguma técnica para acelerar a quilometragem.
Do Aeroporto Internacional Suvarnabhumi para o Aeroporto Don Muang
Existe o serviço gratuito de transfer entre os dois aeroportos chamado "Airport Shuttle Bus". Até pensei em comprar passagem no mesmo dia para Mianmar e aproveitar o serviço, mas se houvesse um atraso, perderia a passagem. Em Don Muang, a parada do ônibus fica no portão 6 do desembarque. É preciso mostrar a passagem do voo partindo do outro aeroporto para se beneficiar do serviço. O primeiro ônibus sai 5 da manhã e o último parte meia-noite. Em alguns horários funciona de 30 em 30 minutos e nos períodos de pico de 12 em 12.
Da região da khao San Road para o Aeroporto Don Muang
Já estava contando com um gasto de 1.000 baht para ir para o aeroporto pela manhã, mas de repente vi várias barracas e placas vendendo passagem de van para os dois aeroportos. Observei que só tinha saída de 2 em 2 horas para o Don Muang, de onde partiria meu voo para Mandalay. Começando 6 da manhã. O melhor horário para mim seria 7, já que o café da manhã começava 6. Resolvi andar para ver se existia outras vans com outros valores. Quando voltei na barraca em frente ao hotel, não tinha mais disponibilidade, a vendedora nem ligou para saber. Já passava de meia-noite e saí da Rambuttri em direção a Khao San, quando entrei numa agência turística (Badaka 99, que funciona 24 horas) e tinha disponibilidade, por 150 baht = 15 reais!
![]() |
Agência que comprei a passagem de van: Badaka 99 |
Do Aeroporto Don Muang para Chatuchack, Ayutthaya ou Chiang Mai
Exatamente na frente do aeroporto Don Muang tem a estação de trem Don Muang! Tanto no embarque quanto no desembarque, basta procurar o elevador com a propaganda do hotel "Amari". No segundo andar tem uma passarela que dá acesso à estação de trem. Ali passa o trem vindo do subúrbio mesmo, mas também os trens de viagem confortáveis, que usam para ir a Chiang Mai, por exemplo. Peguei o trem popular por 2 baht para ir ao Moca (Museu de Arte Contemporânea), desci na estação Bang Khen, quando fiquei hospedada no hotel do aeroporto, entre um voo e outro.
![]() |
Elevador que deixa na passarela para a estação de trem ou o hotel Amari |
Do Aeroporto Don Muang para a Khao San Road
Embora não tenha utilizado o serviço, bem como não tenho maiores informações, mas na saída 4 ou 5 (não recordo exatamente) tem uma pessoa oferecendo o serviço de shutte para essa região. O ônibus era bem confortável e o valor deve ser melhor que o do táxi, principalmente para um viajante individual.
Do Aeroporto Don Muang para o Sky Train (BTS) e Metrô (MRT)
Seguindo a dica de uma amiga tailandesa, que conheci no Laos, saí no portão 6 do desembarque e peguei o serviço "BMTA BUS", mais precisamente a linha de ônibus A1, que passa a cada 5 minutos. Custa 30 baht. Pedi à cobradora para me avisar quando estivéssemos chegando na estação "Mo Chit" - última estação do BTS. Desceria em Asok e a passagem custou 42 baht. Meu hotel ficava a 200 metros da estação (gastei 7 reais do aeroporto ao hotel!). Se a pessoa quiser descer perto de uma estação de metrô, sugiro descer em Asok, pois tem uma passarela para a estação Sukhumvit de metrô.
De Sukhumvit para o Aeroporto Internacional Suvarnabhumi
Estava hospedada na região de Sukhumvit, a 200 metros da estação Asok, porém, o mesmo trajeto pode ser feito para quem está em Siam, Silom, Nana (hospedado próximo de alguma estação de BTS ou MRT). A pior parte é subir a escadaria da estação com intermináveis degraus. Tem um elevador - tentei utilizá-lo sem sucesso. Existe uma passarela que conecta o Shopping Terminal 21 a estação Asok do Sky Train e estação Sukhumvit do metrô. Caminhei para o metrô e com 16 baht comprei o tíquete para a próxima estação, Phetchburi. Desci em Phetchburi e segui as placas para chegar na estação Makkasan do Airport Rail Link. Tem dois guichês, um para a linha azul e outro para a linha vermelha. Peguei a linha azul, por 40 baht. Em menos de 1 hora estava no aeroporto por apenas 56 baht. Inacreditável!
0 comentários