Região dos Lagos


Moro no Rio de Janeiro, no entanto, posso contar nos dedos as vezes que estive na Região dos Lagos. Não dirijo e o percurso acaba demorando mais que muitas viagens de avião. E ainda, nunca fui muito fã de praias.


Para quem não mora no Rio, deixarei uma sugestão de passeio que inclui Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo (cidades situadas na Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro). O percurso dura, em média, 3 horas de ônibus.


Região dos Lagos

Fiquei hospedada na APCEF Cabo Frio, embora seja uma pousada para empregados da Caixa Econômica Federal (sócios da associação), nada impede que não-sócios se hospedem. A hospedagem fica a 200 metros da Praia do Foguete, com um mar agitado, mas poucas pessoas na areia. As instalações são boas, tem wi-fi, piscina, salão de jogos, estacionamento, além da diária incluir café da manhã e almoço!




Praia do Foguete
No centro de Cabo Frio tem a Praia do Forte (1 km da Praia do Foguete) que frequentemente é cenário de shows. O mar é calmo e transparente. Bom lugar para almoçar, já que nos arredores existem vários restaurantes e barracas de comidas. O táxi da pousada ao Centro custa aproximadamente R$20,00.


Praia dos Anjos

Arraial do Cabo tem as praias mais bonitas da região. O lugar a ser procurado é a Praia dos Anjos, um pouco poluída para tomar banho, mas ali encontramos dezenas de agências que vendem passeios de barco.

A cidade estava muito cheia e consegui vaga no barco que sairia apenas às 15 horas. Custou R$60,00 (incluía água e refrigerante) na agência Cavalo Marinho, que recomendo, pois o barco é relativamente pequeno (capacidade para 30 pessoas) e deixa bem perto das praias, ao contrário das escunas, que deixam distante e é necessário nadar ou pegar um bote.

As paradas são: Pontal do Atalaia, Fenda da Virgem, Gruta Azul e Ilha do Farol.

O Pontal do Atalaia é a 7ªmelhor praia do Brasil, de acordo com o site Tripadvisor.com. Tem águas cristalinas e areia branca. Nunca imaginei ver uma “praia caribenha” no Rio!



A Ilha do Farol é a 6ªmelhor praia do Brasil, também na avaliação do site Tripadvisor.com. Além das características caribenhas, a areia é mais fininha e tem peixes já com a água na altura na canela! É uma reserva da Marinha, portanto, não pode desembarcar com qualquer alimento ou bebida.




Ilha do Farol


Gruta Azul
Fenda de Nossa Senhora da Assunção

(Armação dos) Búzios, apesar de não ter praias tão bonitas nos quesitos areia e água, é o destino mais procurado na Região dos Lagos. Se estiver com criança a melhor opção é a Praia Azeda ou Azedinha, uma vez que não têm ondas e ainda contam com vegetação nativa. 


Praia Azeda

Praia dos Ossos

Praia dos Ossos

A Rua das Pedras, no verão, é completamente lotada. Ali encontramos todas as lojas mais conhecidas, além das boates Pacha e Privilège. Há uma multiplicidade de opções de restaurantes, optei pela pizzaria “Zio Bello”, com uma pizza deliciosa. Um dos pontos mais procurados é a estátua de bronze da Brigitte Bardot, que morou na cidade nos anos 60.



Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!