Quando o cinema te convida a viajar



O diálogo entre o cinema e o ato de viajar chama minha atenção, pois são duas paixões ilimitadas. Assisti, há alguns dias, um filme equatoriano belíssimo: "Qué Tan Lejos". Me fez recordar algumas películas que realmente podem inspirar ou até mesmo repelir um viajante. Os 3 filmes abaixo têm um assunto em comum: encontros possíveis.

Qué Tan Lejos (2006)

Trata-se de uma interessante narrativa sobre os encontros que acontecem durante as viagens, focando em uma mochileira espanhola que chega em Quito, e, no caminho para Cuenca, outras pessoas se unem - e vão trocando experiências na decorrer da história. O filme é bem realista: logo no início, a turista leva um golpe do taxista (sabemos como é comum na América do Sul), bem como recebe aviso sobre o perigo para uma mulher solo traveler naquela região. Uma frase me marcou "muitas vezes estou do outro lado do mundo e me pergunto por que estou tão longe de casa".

Quantas vezes nossa viagem fica mais suave depois de uma conversa com um desconhecido ou quando alguém simplesmente te ajuda na cidade?


Trailer






Na natureza selvagem (2007)


É, sem dúvida, um dos meus filmes prediletos. Lindo e inspirador. Eleva ao grau máximo aquela vontade de largar tudo e sair pelo mundo. Muitas vezes precisamos sentir medo, solidão, vazio. Outras vezes é um caminho para encontrarmos a nós mesmos. Além do contato com pessoas tão diversas que podem acrescentar tanto em nossas vidas.

Trailer




Um quarto em Roma (2010)


Fala sobre encontros amorosos (ou sexuais) que podem ocorrer durante uma viagem. O filme é razoável e relata uma realidade concebível. Duas mulheres de nacionalidades distintas se conhecem e passam algumas horas num quarto em Roma. Para solo travelers, um affair é sempre possível.


Trailer




Experiências incríveis!