Filmes sobre arte (parte 4)

Filmes sobre arte (parte 1)
Filmes sobre arte (parte 2)
Filmes sobre arte (parte 3)

1 - Camille Claudel 1915 (2013)
Relata os últimos 30 anos de vida de Camille Claudel - no hospício. Juliette Binoche, sempre maravilhosa, nos brinda com uma personagem despida de qualquer vaidade e transborda loucura e sofrimento. O filme de Bruno Dumont mostra a angústia da artista que foi perdidamente apaixonada pelo escultor Rodin.



2 - Camille Claudel (1988)
A película retrata a vida da jovem Camille Claudel e sua relação com Rodin. Isabelle Adjani teve a atuação premiada por um César, além de receber uma indicação ao Oscar de melhor atriz.




3 - Marina Abramovic - The artist is present (2012)
Talvez seja um dos documentários mais impressionantes que assisti nos últimos anos.  Marina é uma maiores artistas performáticas da história e apresenta um documentário com a retrospectiva da sua obra, no MoMA. Chorei copiosamente no encontro dela com seu ex-marido Ulay. Todos deveriam assistir.


4 - Ai Weiwei - Never Sorry (2012)
O artista e ativista chinês, Ai Weiwei, ficou mundialmente conhecido por contestar a sociedade chinesa através das suas obras. Além de ter seu famoso blog proibido, ficou preso por alguns meses para averiguação. É um artista que luta desesperadamente pela liberdade de expressão na República Popular da China, país que ainda vive no autoritarismo. Excelente!


5 - A jovem de azul (brush with fate) (2003)
Para quem gostou de "Moça com brinco de pérola", eis outros filme que fala sobre o artista holandês Johannes Vermeer. Ao contrário do anteriormente citado (retrata uma obra verídica), o filme com Glenn Close, baseado no livro "Girl in Hyacinth Blue", traça um caminho imaginário que um quadro fictício do artista teria percorrido através dos anos.




Share:

0 comentários:

Translate

Instagram

Publicidade

Booking.com

Marcadores