Filmes papais


Na esteira da Jornada Mundial da Juventude e visita do Papa Francisco, me recordei de 3 ótimos filmes que versam sobre o chefe máximo da Igreja Católica. Embora ateia, a temática não me causa indiferença, mas curiosidade (observo os aspectos nocivos da religião). No entanto, lembrem-se: já ajoelhei diante do baldaquino - esculpido por Bernini - na Basílica de São Pedro no Vaticano!

O banheiro do Papa (2007)
O filme uruguaio relata um acontecimento verídico: a visita do Papa João Paulo II em Melo, cidade próxima ao Brasil, e o impacto causado em um morador - que vislumbra obter lucro com a chegada do pontífice.



A Papisa Joana (2009)
É uma adaptação alemã sobre a lenda da única Papisa da história. Joana se disfarçou de homem, objetivando conseguir educação formal, negada ao sexo feminino no século 9, e foi além, alcançando a dignidade de Papa.



Habemus Papam (2011)
Excelente filme do italiano Nanni Moretti (diretor de um vencedor da Palma de Ouro que me levou às lágrimas: O quarto do filho). Foi profético ao mostrar a recusa de um Papa em tomar posse no cargo após eleição do conclave - meses depois fomos surpreendidos com a renúncia do Papa Bento XVI.



Share:

0 comentários:

Translate

Instagram

Publicidade

Booking.com

Marcadores