Escapando da amnésia


A arte diz o indizível; exprime o inexprimível; traduz o intraduzível.
Leonardo da Vinci


Se você realmente quiser me causar um desejo irrefreável de estar no seu lugar (risos!), fale sobre um museu que não visitei. Me incomoda, no entanto, os guias que indicam as obras que você deve ver - fica uma aglomeração diante do objeto e deixam os outros sem destaque. Tenho um prazer inenarrável de visitar museus. Inúmeros ainda não tive o prazer de conhecer: Museo Frida Kahlo, Museu Picasso, Tate Modern, Prado, Museu do Cairo. Espero atualizar o post em todas as férias que gozar (fingers crossed). Na época que visitei LA, quase morri por não conhecer o Moca, o Lacma e o Getty Museum.

MoMA

O MoMA está situado na 11 West 53 Street, em NYC, e é um dos museus mais interessantes de Arte Moderna do mundo. Obviamente há destaque para as obras dos artistas norte-americanos, como Andy Warhol, Jackson Pollock, Mark Rotko, Ad Reinhardt, Robert Rauschenberg, Jasper Johns, Barnett Newman...



Barnett Newman

Andy Warhol

Mark Rotko


Metropolitan

O Met está localizado na 1000 Fifth Avenue at 82nd Street e é o segundo maior museu do mundo, perdendo apenas para o Louvre. Tem acervo incrível e um dia inteiro é pouco para ver tudo pormenorizadamente. De arte bizantina a contemporânea!



El Greco
Modigliani

Brancusi

Dalí

Van Gogh

Picasso

Giacometti

Whitney Museum of American Art



É um museu famoso por suas bienais, fica bem próximo ao Met. Na oportunidade que visitei, havia uma exposição do Claes Oldenburg (pop art).




Frick Collection

É a coleção particular de Henry Clay Frick, que deixou sua casa para visitação. Tem obras de Veermer (3 quadros!), Rembrandt, Ticiano...



Vermeer


Guggenheim de Nova York

O prédio do Guggenheim de Nova York foi projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright e é uma beleza por si só. Tem acervo permanente e exposições temporárias.






Louvre

Embora seja o museu mais visitado de Paris, não foi o que mais gostei: grande demais e confuso demais. Mesmo assim é imperdível.Grande coleção de arte egípcia e grega.


Vitória de Samotrácia

Mona Lisa

Vênus de Milo

 
Centre Pompidou

Eis um lugar que gostaria de morar: consegue aliar uma arquitetura incrível a um acervo não menos surpreendente. 



Duchamp




 Museu d´Orsay

Simplesmente o melhor museu de Paris: tem a maior coleção impressionista. Quase tudo está lá...Degas, Lautrec, Renoir. Vi pela primeira vez os trabalhos de Mary Cassat e Berthe Morisot,  artistas de renome na arte no século XIX.



Assistiu ao filme "A invenção de Hugo Cabret"?


  
Museu Rodin

O Museu Rodin tem um jardim lindo, repleto de esculturas do artista.






Museu do Quai Branly

Lindo! Com arte das civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas.





Museu de Cluny

Situado no Quartier Latin, em Paris, o museu tem um enorme acervo de arte medieval.


A dama e o unicórnio



Musée de l'Orangerie

Famoso por ter as Nymphéas do Monet.





Galleria Uffizi

Na Itália, muitas obras de destaque para a história da arte estão nas igrejas. No entanto, encontramos museus importantes, como a Uffizi. O maior tumulto que já vi na vida fica diante das obras do Botticelli: "a primavera" e o "nascimento de vênus". Muitas obras maravilhosas devem ser apreciadas, como o Baco e a Medusa do Caravaggio.




Galleria dell’Accademia

Um museu, em Florença, com um grande astro: o David de Michelangelo.



Museu do Vaticano

Um museu enorme, mas razoavelmente bem organizado. Grandes obras.

A escola de Atenas, Rafael

Capela Sistina, Michelangelo


Malba

O Malba - Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, situado em Palermo, apresenta trabalhos variados: de telas a instalações. Lá encontramos a obra de arte brasileira de maior valor: o “Abaporu”, da Tarsila do Amaral, que foi arrematada por 1,5 milhões de dólares pela “Fundación Constantini”. E ainda, o ótimo Frida Kahlo “Autorretrato con chango y loro”, mas também trabalhos de Hélio Oiticica, Antonio Dias, Siqueiros, Orozco, Lam, Rivera. 






MNBA Buenos Aires

O “Museo Nacional de Bellas Artes” é incrível: não cobra ingresso e tem um acervo extraordinário. Grande coleção impressionista, com Pisarro, Monet, Manet, Renoir, Morisot, Degas, Gauguin, Sisley, entre outros. Encontramos ainda Van Gogh, Rodin, Cézanne, Klee, El greco, Goya, Picasso, Tiziano, Rembrandt, Lucio Fontana, e muitos outros.

 

Inhotim alia um acervo de arte contemporânea a um jardim botânico, fica localizado na cidade de Brumadinho. É maravilhoso!!!

Hélio Oiticica



Museu de Arte Pré-colombiana de Santiago

O Museu de Arte Pré-colombiana tem grande importância, datado de 1800, quando funcionava a “Casa Real de Aduana”, com um acervo impressionante: maias, incas, astecas e inúmeros outros povos aborígenes.

DSC06958

Museo Torres García

Se estiver no Uruguai, visite o museu sobre o pintor Torres García, que nasceu em Montevidéu, em 19874. Aos 17 anos radicou-se em Barcelona, onde obteve sua educação artística e intelectual. O museu dedicado ao artista fica na Ciudad Vieja.

Imagem 339

Torres Garcia

Solar do Unhão, MAM - Salvador


Vale visitar por causa da vista...





 MAC - Niterói

 Vale visitar por causa da vista e da arquitetura do Oscar Niemeyer.



Casapueblo

Museu-casa-hotel do artista visual Carlos Páez Vilaró, que fica em Punta Ballena, próximo a Punta del Este. De lá você poderá ver um pôr-do-sol inesquecível.




Instituto Ricardo Brennand


O Instituto fica localizado em Recife e tem várias pinturas de Franz Post, além de réplicas de esculturas famosas, como a do "Pensador", de Rodin.




Oficina Brennand

Um dos lugares mais incríveis na cidade de Recife é, sem dúvida, a Oficina do Francisco Brennand. Fica localizada na Várzea, na antiga fábrica de cerâmica da famíla Brennand.








Share:

0 comentários:

Translate

Instagram

Publicidade

Booking.com

Marcadores