Filmes sobre arte (parte 2)

1 – Egon Schiele - Excesso e Punição, 1981 (Egon Schiele - Exzesse)

O austríaco Egon Schiele foi preso em 13 abril de 1912 acusado de sedução de menor. Diversos trabalhos foram destruídos pelo conteúdo “pornográfico”. Foi apadrinhado por Gustave Klimt. O filme mostra sua trajetória até a morte por gripe espanhola.
Nota: 7/10


2 – Downtown, 1981 (aka New York Beat)

É um documentário sobre a cena artística de Nova York no início dos anos 80, focando em um dia na vida de um jovem artista, Jean-Michel Basquiat, com 19 anos, que precisa levantar dinheiro para recuperar o apartamento do qual ele foi expulso. Apresenta o surgimento da música new wave, do neoexpressionismo, do hip-hop e do graffiti. http://www.downtown81.com
Nota: 8/10



3 – Modigliani - paixão pela vida, 2004 (Modigliani)

Andy García está impressionante na pele do pintor italiano passional Amedeo Modigliani. Expõe a rivalidade existente entre Modi e Picasso e o romance entre o artista e Jeanne Hébuterne.
Nota: 10/10


4 – Moça com brinco de pérola, 2003 (The Girl with the Pearl Earring)

Visualmente bonito. A verdade é que não há certeza sobre a legitimidade dos quadros do pintor holandês Johannes Vermeer, interpretado por Colin Firth, quais foram realmente pintados por ele. O filme tenta reconstruir (hipoteticamente) o cenário de “Moça com brinco de pérola”, com base no livro de Tracy Chevalier.
Nota: 9/10


5 – Pollock, 2000

Pollock é, sem dúvida, um dos artistas mais importantes da história da arte. Criador da “action painting”, responsável por tirar a pintura do cavalete. A cinebiografia mostra a vida conturbada de Jackson Pollock, vivido por Ed Harris, em razão do alcoolismo, com sua esposa Lee Krasner (Marcia Gay Harden levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante).
Nota: 7/10

Share:

0 comentários:

Translate

Instagram

Publicidade

Booking.com

Marcadores