Filmes sobre arte (parte 1)

O cinema nos brinda, muitas vezes, com cinebiografias dos gênios das artes visuais. Alguns filmes são fidedignos à história, todavia, a importância fundamental é o registro da vida e a difusão da obra daqueles que sempre encontraram na arte a essência de suas vidas.  

"Desenhar é fazer amor com o mundo por meio dos olhos"
Leonardo da Vinci
1 – Frida, 2002 

Dirigido por Julie Taymor, com Salma Hayek no papel principal, “Frida” é um filme sobre Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, talvez uma das artistas que a biografia é essencial para a compreensão de seus trabalhos: “Pensaram que eu era surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava minha própria realidade”. Apresenta ainda dois artistas que tiveram relacionamento íntimo com a pintora, o muralista Diego Rivera e a fotógrafa Tina Modotti.
Nota: 9/10


2 – Sede de Viver, 1956 (Lust for life)

Relata a conturbada vida de Vincent Van Gogh, conhecido por nunca ter vendido um único quadro em vida. No entanto, sua genialidade, hoje, é indiscutível. Mostra a relação com seu irmão Theo e com o pintor impressionista Paul Gauguin, interpretado por Anthony Quinn (vencedor do Oscar de coadjuvante pelo filme).
Nota: 9/10


3 – Poucas Cinzas, 2008 (Little Ashes)

Apresenta o início da carreira do pintor surrealista Salvador Dalí, numa Espanha em crise no início do século XX. Foca o romance do artista com o poeta Federico García Lorca. Com Robert Pettinson.
Nota: 5/10


4 – Os amores de Picasso, 1996 (Surviving Picasso)

Anthony Hopkins encarna Picasso aos 60 anos, momento em que se apaixona por uma jovem pintora e admiradora de sua obra. No entanto, a fidelidade não era exercida pelo artista, conhecido por suas inúmeras amantes.
Nota: 7/10


5 – Agonia e Êxtase, 1965 (The Agony and the Ecstasy)

Mostra um dos períodos mais fascinantes da história da arte: o Renascimento italiano. Michelangelo, interpretado por Charlton Heston, tem uma relação conflituosa com seu protetor, o Papa Júlio II, que determina a elaboração de afrescos no teto da Capela Sistina.
Nota: 8/10

Share:

2 comentários:

Betha Medeiros disse...

Tô chocada! De todos os filmes que colocaste aqui: parte 1 e 2, só vi dois deles: Frida e Pollock!
Faltou Camille Claudel

pinkelephants disse...

Acho que chegarei na "parte 6"! kkk Camille Claudel vai aparecer, rs. Tenho o DVD.

Translate

Instagram

Publicidade

Booking.com

Marcadores