A Oficina Brennand

Um dos lugares mais incríveis na cidade de Recife é, sem dúvida, a Oficina Brennand. Fica localizada na Várzea, na antiga fábrica de cerâmica da famíla Brennand  - ter uma casa decorada com as cerâmicas Brennand é sinal de bom gosto.

Leo e Carlinhos (meus amigos) me levaram para um prazeroso passeio que recomendo e garanto que será inesquecível se você aprecia arte. Pela dimensão do lugar, para chegar, é preciso ir de táxi ou de carro. Fica próximo à UFPE.


"Os comediantes" dão boas-vindas aos visitantes


Francisco Brennand nasceu na capital de Pernambuco em 1927 e tem uma produção intensa e numerosa, para não dizer alucinada. Seus trabalhos são encontrados também no Recife Antigo (os "falos" de Brennand).
São 11 ambientes com esculturas, desenhos, pinturas do artista pernambucano, que não sei verificar a qualidade de suas obras, mas, decerto, causam impacto.
O ambiente é mágico e as esculturas nos convidam ao toque, com figuras insólitas e inimagináveis. Como resistir ao convite tátil? 




A Escultura de Brennand

Até há alguns anos, não se tinha plena consciência da importância da obra de Brennand. Talvez por ser feita de barro queimado e no Nordeste, muitos a viam como nacionalista, se não regionalista. Ainda que com todo o respeito, ele era chamado de ceramista, não de escultor.

Mas não são as técnicas que definem a natureza e qualidade de uma obra. O que faz Brennand - está hoje bem claro - é escultura, com todas exigências desta. É uma obra variada que reflete a vasta cultura e os vastos interesses do autor. Basta olhar com atenção para os títulos das peças para perceber que ele fala da história do homem, de sua trajetória no planeta (sobretudo seus sofrimentos e tragédias), e do sexo como força motriz. A rigor, é incorreto dizer que a obra de Brennand seja erótica: erótico é o que induz à excitação e ao prazer. Aqui há uma sexualidade sem pudores, que tem ao mesmo tempo algo de primitivo, de cruel e inevitável.


Olívio Tavares de Araújo



Você também pode gostar

2 comentários

Experiências incríveis!