Exit through the gift shop

Hoje saiu a lista dos pré-candidatos ao Oscar 2011, categoria documentário, e um dos filmes me chamou atenção: "Exit through the gift shop", dirigido por Banksy.
Banksy - There is always hope
Sempre alimentei uma dúvida: seria Banksy o artista Thierry Guetta, a.k.a. "Mr. Brainwash" (responsável pela arte gráfica da coletânea "Celebration", da Madonna)? O filme só me deixou mais curiosa, pois de forma alguma elucida tal suspeita.
Banksy é um artista inglês que continua com identidade desconhecida, famoso por suas intervenções urbanas, utilizando muitas vezes o stencil. E o mistério excita cada vez mais a comunidade global.
Não pretendo fazer um relato sobre arte urbana, tampouco resenhar o referido documentário, mas despertar o interesse para que assistam o filme mais inteligente sobre arte que vi nos últimos tempos.

Mr. Brainwash
São mostrados diversos artistas que realizam arte de rua, a partir do arquivo pessoal de Thierry Guetta, chegando ao Banksy, no entanto, o artista percebe que falta argumentos para o filme de Guetta, levando Banksy a sugerir que ele faça sua própria exposição.
Guetta surge como "Mr. Brainwash", contrata dezenas de "ajudantes", e, sem jamais ter realizado uma única mostra, vende milhões em poucos dias.

A ironia é delirante. O escárnio ao mercado de arte é sensacional. Arte?



Share:

0 comentários:

Translate

Instagram

Publicidade

Booking.com

Marcadores